NAGASTRO
NÚCLEO DE APOIO À GASTROENTEROLOGIA
Área do Inscrito
ES
ES
PT
EN
FR
JA
ZH
HOME
SOBRE O NAGASTRO
ESPECIALIDADES
CURSOS
GASTROCAST
VEJA MAIS
CONTATO
More...
Nagastro Quiz
Obs: Preencha nome e email para visualizar as respostas comentadas
Nome
Email
A
B
C
D
A constipação intestinal é uma queixa bastante comum no consultório e costuma ter natureza multifatorial. A respeito do tema, qual alternativa expressa as causas mais frequentes de constipação em adultos jovens:
A perda do reflexo da evacuação
Síndrome do intestino irritável.
Dieta com baixa ingesta de fibras e água
Neoplasia colorretal
A
B
C
D
Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das formas mais comuns de doença hepática e representa hoje uma das principais causas de consulta ao médico. Qual a melhor conduta diante de um caso de DHGNA com transaminases normais
Iniciar programas de dieta e atividade física que, em geral, apresentam bons resultados, com excelente adesão por parte dos pacientes.
Incluir a recomendação de perda de peso rápida (> 1,6Kg/semana) como forma de reduzir o risco de piora de uma eventual fibrose preexistente.
Considerar sempre a associação de medicamentos como glitazonas, biguanidas, antioxidantes (vitamina E) e citoprotetores (silimarina).
Perda ponderal de cerca de 10% do peso; tratamento das comorbidades; iniciar vitamina E ou pioglitazona apenas se presença de fibrose e esteatohepatite na biópsia hepática.
A
B
C
D
Paciente de 60 anos de idade, portador de cirrose compensada secundária ao vírus da hepatite C, (genótipo 1a). Tendo como base o mais recente protocolo de tratamento das hepatites virais do Ministério da Saúde, qual a conduta terapêutica recomendada:
Sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas.
Sofosbuvir e Grazoprevir por 12 semanas.
Sofosbuvir e simeprevir por 24 semanas.
Sofosbuvir e daclatasvir com ribavirina por 12 semanas.
A
B
C
D
A medida basal do teste respiratório de hidrogênio expirado do aluno foi de 4 ppm.Após a ingestão de 25 gramas de lactose, a medidas em 30, 60,90 e 120 min foram respectivamente 9, 22,32 e 20 ppm. Não houve sintomas durante a avaliação. É correto afirmar:
O exame realizado não foi confiável, pois a medida basal deve ser maior ou igual a 10 ppm. Caso a medida basal seja menor que 10 ppm, o exame deve ser remarcado com orientação de dieta adequada na véspera;
O resultado do exame foi negativo, pois não houve variação igual ou superior a 20 ppm entre duas medidas realizadas subsequentemente;
O aluno apresenta intolerância a lactose;
O teste respiratório de hidrogênio expirado baseia-se no fato da lactose não absorvida ser fermentada pela microbiota colônica, produzindo hidrogênio. Este hidrogênio é absorvido pela mucosa intestinal e parcialmente excretado pelo sistema respiratório.
A
B
C
D
Mulher, 26 anos, refere que, autodiagnosticou-se com doença celíaca e passou a fazer restrição de glúten na dieta há 8 meses, Relata que se sente melhor desde então, com resolução do sintoma de empachamento. A respeito deste caso, é correto afirmar:
A melhora clínica é suficiente para o diagnóstico de doença celíaca e deve ser mantida a dieta isenta em glúten;
A presença de marcadores sorológicos e biópsia de intestino delgado negativos neste momento excluem o diagnóstico de doença celíaca;
A presença de HLA DQ2/DQ8 positivo confirma o diagnóstico de doença celíaca neste momento
A pesquisa de HLA DQ2/DQ8 não tem o seu resultado influenciado pelo fato da paciente estar em dieta isenta ao glúten.
Enviar